Acadêmicos

Visando ampliar as produções acadêmicas sobre dança tribal, alinhado com o propósito do Tribal Archive de fomento à dança, esta página reúne teses, monografias, ensaios e artigos científicos de diferentes áreas do saber em paralelo com a linguagem da dança.

Gostaria de indicar um trabalho para ser listado aqui? Entre em contato conosco.


ANDRADE, Joline Teixeira Araújo. Identidade em Fractais: um contexto contemporâneo no pensamento sobre a dança tribal. Ensaio apresentado à Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, como método avaliativo do Módulo Estudos Críticos-Analíticos IV, 2008.

ANDRADE, Joline Teixeira Araújo. Laban, Complexidade e a Dança Tribal. Trabalho apresentado como requisito para a avaliação da disciplina Questões Contemporâneas do Corpo do curso de Especialização em Estudos Contemporâneo sobre Dança na Universidade Federal da Bahia, 2011.

ANDRADE, Joline Teixeira Araújo. Processos de Hibridação na Dança Tribal: estratégias de transgressões em tempos de globalização contra hegemônica. Trabalho apresentado como requisito para a avaliação do curso de Especialização em Estudos Contemporâneos sobre Dança na Universidade Federal da Bahia, 2011.

ARAÚJO, Gilmara Cruz. A Aura e a Autenticidade da Dança Tribal. Ensaio apresentado à disciplina Cultura Popular e de Massa do curso de mestrado em Crítica Cultural da UNEB- Campus II, como método avaliativo da disciplina. Alagoinhas, 2013.

BERBARE, Jamille; DIAS, Romualdo. Dançar a Vida para não “Dançar na Vida”: um estudo sobre os aspectos “disruptivos” na dança tribal. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, 2012.

BERBARE, Jamille. O Corpo Entre “Concertos” e “Consertos”: um estudo sobre a dança tribal. Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharel em Educação Física. Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, 2013.

CELESTINO, Luciana Carlos. Sementes, espelhos, moedas, fibras: a bricolagem da dança tribal e uma nova expressão do sagrado feminino. In. XVI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Rio grande do Norte, 2008.

VASCONCELOS, Suani de Almeira. A Retórica do Corpo: semiose e narratividade na dança tribal. Universidade Estadual de Feira de Santana, Vitória da Conquista, 2015.

CÉZAR, Melissa Fernanda de Oliveira. Mulheres que Dançam. Relatório de Fundamentação do Projeto Experimental, modalidade Mídia Digital – Website, apresentado como exigência final para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Faculdade Campo Limpo Paulista, 2017.