A representação da dançarina na mídia

Sobre estereótipos, objetificação e sexualização da mulher na mídia, publicidade e propaganda.

0
9
views
Objetificar a mulher em campanhas de publicidade já está fora de cogitação para a maior parte das marcas com consciência dos efeitos negativos que a ação pode trazer, ainda mais quando relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas – conceito machista há muito considerado defasado. Mas, pelo visto, não para a marca de bebidas alcoólicas “Xiboquinha”, que recentemente publicou a imagem de uma modelo num movimento conhecido popularmente como “queda turca” na dança do ventre ao lado de uma garrafa e uma mensagem sexista em uma ação publicitária veiculada nas redes sociais.
Por conta da cultura machista do país e a falta de acesso à informação, naturalmente já sofremos preconceito e desvalorização como mulheres e dançarinas, ainda mais pela mídia ter vendido a imagem das dançarinas do ventre como algo sexista, incentivando o machismo e objetificação do corpo das mulheres, um dos motivos por trás do alto índice de femicídios que acontece em todos os lugares do mundo. Cabe a nós lutarmos diariamente por uma valorização da arte bem como expansão da sua raiz e real essência.
Marca de bebidas alcoólicas ridiculariza dançarinas do ventre em ação publicitária
Numa postagem sobre a sensualidade e erotismo na Dança do Ventre feita em 2004 no blog do Khan el Khalili, Jorge Sabongi aponta a tendência natural da ala masculina em sexualizar todo o conteúdo disponível: “Assim, para alguém acostumado a ser alvo desse tipo de propaganda, aceitando de bom grado seus efeitos, o estímulo da visão de uma bailarina de dança do ventre vai direto ao ponto. No lugar de visualizar aquela mulher em toda a amplitude de sua atuação, vê somente um corpo ondulante, deixando as fantasias correrem soltas.”
Isso porque a publicidade é pensada por homens e para homens, como a jornalista Ana Beatriz ressalta num artigo sobre o verdadeiro lugar da mulher na publicidade em 2017 no site HuffPost Brasil: “Se hoje 40% das mulheres são chefes de família e o poder de decisão de compra delas chega a 83% dos lares em setores como alimentação, vestuário, serviços e educação dos filhos, por que 65% não se sentem representadas quando se trata de mídia, publicidade e propaganda?”. Os dados são de uma pesquisa realizada pela agência Heads em 2015.
Atualmente existem mais vozes ativas em favor de alterar essa imagem sexista da mulher vendida pela mídia em massa. O blog Pausa Dramática, por Flávio St Jayme e Renato Teixeira, traz em meio às suas pautas artigos de opinião e críticas nas editorias de comportamento e cultura pop. Recentemente, o clipe “Sua Cara” de Mazor Lazer ft. Anitta e Pabllo Vittar – onde as artistas dançam seminuas em um deserto, vestidas de odaliscas e rodeadas por homens – foi alvo do blog, que questiona sobre estereótipos e sexualização da mulher, comparando o clipe à música “Dança do Ventre” lançada há mais de 20 anos pelo grupo É O Tchan.


Em prol da verdadeira essência da dança

Tendo como companheiro o fotógrafo Rubens Macedo especializado em ensaios temáticos, a tribaldancer Ju Messias se engajou no lançamento de um projeto fotográfico com valor simbólico em prol da visibilidade com arte visual personalizada e de qualidade para dançarina de dança tribal e do ventre: “Já era um projeto e agora com toda esta ocorrência degradante com a nossa arte, foi pensado em algo com carinho para todas nós”, publicou ela em suas redes sociais. O ensaio consiste em 10 fotos em fundo branco + uma foto editada com o estilo do artista pelo valor simbólico R$90,00. O agendamento pode ser feito diretamente com o fotógrafo pela sua página no Facebook (aqui). A campanha teve início hoje, 06, e não tem previsão de encerramento.
O Tribal Archive apoia a campanha por trás dessa promoção. Não esqueça de dizer que soube do projeto através do nosso blog.

Melissa Art

Melissa Art

Leonina na casa dos 20, Melissa Souza é natural de Jundiaí/SP, mas o coração é de Minas. Produtora e jornalista, atua com assessoria de mídias digitais para empreendedores e artistas.
Melissa Art

Últimos posts por Melissa Art (exibir todos)

Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here