Evolução dos Figurinos na Dança Tribal

0
46
views
Tribal Fusion Belly Dance Evolution - LaDibi.com

Jamila Salimpour, Masha Archer, Carolena E Nericcio-Bohlman, Jill Parker, Rachel Brice , Mardi Love thank you so much for all your work! Your amazing talent inspires all of us! L'evoluzione del costume e della Tribal Fusion Belly Dance, qui: //www.ladibi.com/dalla-belly-dance-alla-tribal-fusion/

Posted by LaDibi on Thursday, February 23, 2017

Você sabe quem foram as principais personagens na evolução dos figurinos em Dança Tribal, começando dos anos 60 até então?

Como disse Ladibi, nunca é fácil atribuir com certeza quem o “inventou”. Muitas vezes, é uma espécie de evolução, uma transição natural, de um estado para o outro. Uma vez que é muito difícil criar algo do zero, o que vemos, na maioria das vezes, são novas interpretação de algo que já existe.

Confira abaixo a evolução dos figurinos para Dança Tribal, quais personagens contribuíram com este processo, como aconteceram essas mudanças e em qual tempo!

Evolução da Moda

1960
Jamila Salimpour
Mix folclórico 

Com sua companhia de dança “Bal-Anat”, Jamila tem fortes influências do norte da África e do Mediterrâneo Oriental. Sua obra testemunha a variedade de estilos da Dança do Ventre.

1970
Masha Archer
Adiciona choli, calças pantalonas e jóias em grande quantidade

Ex-aluno de Jamila, com sua companhia “San Francisco Classic Dance Company”, é creditada com pelo primeiro sinal claro de afastamento da Dança do Ventre, dando os primeiros passos na direção do que conhecemos hoje como Dança Tribal. Influências clássicas de danças egípcias e folclóricas.

1980
Carolena Nericcio
Acrescenta tatuagens, saia, xale e cinturão com pingentes

Aluna de Masha. Desenvolve o código do estilo ATS (American Tribal Style), levando em qualquer lugar com a sua companhia FatChanceBellyDance. Influências das danças populares do Oriente Médio e Índia.

1990
Jill Parker
Retira os choli, saias e turbantes para um estilo mais “urbano” e menos colorido

Aluna de Carolena. Com a sua companhia “Ultra Gypsy”, mescla o estilo Cabaret americano com o ATS, Popping e Hip Hop. Conhecida como a primeira dançarina de Tribal Fusion.

2000
Rachel Brice
Acrescenta as calças de liga

Aluna de Jill e Carolena. Referência iconográfica, destacando-se no Tribal Fusion por seu isolamento muscular e estilo único.

Mardi Love
Cria as contas de búzios e cintos divididos em frente e verso, composto de porções de cintos indianos, comumente Kuchi ou Banjara, com 4 medalhões para decorar as extremidades

Inspirado pelo Burlesque americano do final de 1800 até a década de 20, eis que o Tribal Fusion contaminado com um humor altamente irônico.

Há muitos outros artistas para mencionar, mas estes nomes já nos dão uma noção de como os figurinos de Dança Tribal emergiram da Dança do Ventre.

Artigo original disponível em Ladibi.

Tribal Archive

Tribal Archive

Postagens colaborativas, reposts e autores convidados
Tribal Archive
Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here