Festival Mundo de Oz recebe diferentes vertentes da Dança Tribal

De 20 a 23 de abril, o festival Mundo de Oz de arte, cultura, ecologia e música comemorou 8 anos e contou com apresentações de dança tribal, intervenções, oficina e shows de músicas de fusões étnicas em ambientes simultâneos durante toda programação, dentre eles, um espetáculo com dança, música e poesia realizado pela cia Shaman Tribal; show com a banda Pedra Branca com participação da dançarina Suzi Arruda e show com o grupo Avall’om de dança e música étnica.

O tribal exótico de Suzi Arruda

Foto: Coletiva.a.mente

Natural de São Paulo, Suzi Arruda é bailarina e acrobata aérea. Sua participação no festival se deu com a apresentação inusitada de tribal fusion com a banda Pedra Branca, trazendo elementos de danças urbanas, dança do ventre e dança indiana; além de realizar uma intervenção de dança vertical na cachoeira, surpreendendo os expectadores.

Música Étnica com Pedra Branca

Foto: Coletiva.a.mente

Com instrumentos étnicos e timbres eletrônicos, a banda Pedra Branca agrega muito da cultura brasileira na criação de músicas experimentais. Fundada em 2001 por Luciano Sallun e Aquiles Guirelli em São Paulo, é vista como um dos maiores nomes de world music, chillout e lounge na cena nacional.

Empoderamento Feminino com a Shaman Tribal

Foto: Coletiva.a.mente

A companhia de dança Shaman Tribal também marcou presença no festival com um recorte do espetáculo Sororitas (saiba mais aqui), foram 45 minutos de dança, música e poesia visando o empoderamento feminino. Paula Braz, diretora da companhia, citou estatísticas do femicídio e deixou uma mensagem importante às mulheres presentes: “ensinem seus meninos a se comportarem, empoderem suas meninas”.

Influência celta e indiana por Avall’om

Foto: Coletiva.a.mente

Formado em São Thomé das Letras/MG, o grupo Avall’om de música e dança étnica possui um estilo fortemente marcado pela linha celta e medieval, mesclando também ritmos indianos. A professora e dançarina May Zahara acompanha o grupo em performances híbridas.

Oficina de Dança Tribal com Melissa e Kayra

Foto: Acervo Pessoal/Melissa Art

Com duração de 1h, a oficina de dança tribal ministrada por Melissa Souza (Várzea Paulista/SP) e Kayra Bach (Santos/SP) aconteceu no domingo, 23, último dia do festival e contou com a participação de aspirantes à dançarinas e simpatizantes do estilo. Com um conteúdo programático voltado para iniciantes na dança, foi abordado movimentos básicos de oitos, ondulações e shimmies, finalizando com uma dinâmica de improviso coordenado em grupo (ITS).

Melissa Art

Melissa Art

Leonina na casa dos 20, Melissa Souza é natural de Jundiaí/SP, mas o coração é de Minas. Comunicóloga em formação, atua com assessoria de mídias sociais para empreendedores e artistas.
Melissa Art

Últimos posts por Melissa Art (exibir todos)

Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!