Projeto Triptych: Viagem através do câncer

0
8
views

Em produção desde 2015, o projeto Triptych (trip · tik) engloba três obras audiovisuais – Dust, Blood e Water – com um propósito em comum: conscientizar sobre o câncer bem como abrir para discussões sobre a vida e a morte através da expressão artística, aqui representada pelas linguagens da música, cinema e dança. Artistas como Zoe Jakes, Amy Sigil, Sharon Kihara, Kami Liddle e Ariellah Aflalo já participaram do projeto.

Criado por Jennifer Faust, da Faust Productions, uma organização sem fins lucrativos, o projeto Triptych foi a forma que ela encontrou para honrar seus pacientes e sua batalha na luta contra o câncer enquanto enfermeira de oncologia. 10% de todos os ganhos serão doados para pesquisas sobre câncer até a data final do projeto. Até então, a Faust Productions doou mais de US $ 3.000 para a American Cancer Society. Para fazer uma doação, clique aqui.

Poeira, sangue e água

Há coisas que não podem ser expressas através de simples diálogos, mas que podem ser ditas através da arte. A prevalência de música e dança em todas as culturas e todas as histórias é um testemunho da importância do seu papel em nosso mundo – para comunicação, processamento, enfrentamento e conexão.

Triptych

Adjetivo e substantivo masculino

  1. Uma imagem ou relevo esculpida em três painéis, tipicamente articulados lado a lado e usado como retábulo.
    • Um conjunto de três obras artísticas, literárias ou musicais associadas destinadas a serem apreciadas em conjunto.
Jennifer Faust é enfermeira de oncologia há mais de uma década, e nesse período ela viu o melhor e o pior da humanidade em suas lutas contra o câncer. Ela viu a beleza, a delicadeza, a força, a paixão, a resignação e a feiura que fazem parte do processo de sofrimento e cura para os pacientes, seus amigos e familiares.
Com a hesitação da sociedade para discutir doenças, câncer e morte, não desenvolvemos as habilidades necessárias para lidar com esses processos. Assim sendo, somos chamados de volta à casa, de volta à arte, para fazê-lo.
Jennifer Faust é dançarina desde os 4 anos de idade. Estudou balé, dança moderna, jazz e, a partir de 2003, Tribal Fusion Belly Dance. Naturalmente, a dança e a música foram a saída que ela se encontrou para expressar as realidades dos pacientes e suas famílias que lutam contra o câncer.
Sua visão cresceu lentamente e, à medida que a comunidade de dança e arte descobriram sobre isso, outros artistas foram atraídos. Sua visão resultou em Triptych: Journey Through Cancer, com os filmes individuais Dust, Blood e Water.

Dust

“Terra para terra, cinzas para cinzas, poeira para poeira” – as palavras que ouvimos em quase todos os funerais são marcadas em nossa consciência coletiva. É da poeira que viemos e é para o pó que todos devemos voltar. Como tal, este é o primeiro passo na nossa jornada, que simboliza a morte e o renascimento.

Blood

As batalhas são uma guerra de atrito. Muitas vezes, o vencedor é o lado com mais sangue a derramar, como algum tipo de moeda por uma causa. Não é diferente para um paciente com câncer, pois seu corpo se destrói na batalha pela sobrevivência. Neste filme, encontramos uma batalha entre o Anjo da Vida e a Rainha da Morte, bem como seus exércitos, travando uma guerra sobre uma vida humana.

Water

No nosso capítulo final, encontramos água. É das águas primordiais que a vida surgiu pela primeira vez, e mesmo agora, não podemos viver sem ela. A água nos traz vida, limpa-nos a nível físico e espiritual, e, talvez, proporcione uma resolução para o nosso herói.

Mais informações no site //triptychjourneythroughcancer.org

Melissa Art

Melissa Art

Leonina na casa dos 20, Melissa Souza é natural de Jundiaí/SP, mas o coração é de Minas. Produtora e jornalista, atua com assessoria de mídias digitais para empreendedores e artistas.
Melissa Art

Últimos posts por Melissa Art (exibir todos)

Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here