The 8 Elements™ por Rachel Brice

Desenvolvido por Rachel Brice, o programa The 8 Elements™ (Porland/Oregon) é formado por intensivos em multi-fases que exploram 8 conceitos-chaves que vai de ensinamentos simples a complexos com o objetivo de desmistificar o processo de dança e, desta forma, desenvolver uma prática de dança saudável.
Estes intensivos, e as atribuições entre eles, são projetados para proporcionar uma base forte, criativa e dinâmica na prática da Dança Tribal. A intenção desta abordagem centrada no processo não é ensinar um estilo de Dança do Ventre, mas sim explorar a arquitetura subjacente de estilos variados de dança, honrando suas tradições, ao mesmo tempo que encoraja a descoberta e a inovação com excelência e alegria.
Para participar é necessário pelo menos um ano de experiência em Dança do Ventre ou Tribal e proficiência em leitura, escrita e conversação em Inglês. Além disso, nas três primeiras fases há dever de casa para ser concluído antes do primeiro dia de aula.

RECONHECIMENTO E CERTIFICAÇÃO

Os intensivos em multi-fases exploram o desenvolvimento de uma prática de dança pessoal e oferece a oportunidade de se juntar a uma rede de professores e profissionais que demonstram compromisso e proficiência na abordagem 8 Elements™ através de um teste de reconhecimento ao final de cada Fase e duas certificações na conclusão do programa: de prática e de ensino.
A certificação de praticante é oferecida aos participantes que completam as Fases I, II e III e que satisfaçam os requisitos e testes de cada Fase. A certificação de ensino é oferecida após a conclusão da Fase IV – de Formação de Professores, após a obtenção da certificação profissional e seus requisitos. Um documento de reconhecimento também é fornecido ao final de cada Fase para aqueles que completam o intensivo e passam nos teses.
Os testes para reconhecimento e certificação são opcionais em todas as fases do treinamento, no entanto, é necessário passar no teste para completar a fase e ser elegível para a próxima. Os participantes podem realizar os teses quantas vezes for necessário, dentro de 18 meses a partir do último dia do intensivo, mas vale considerar que há uma taxa para realizar o teste. O cronograma de datas disponíveis ficam listadas no site.
Os participantes que completam todas as fases e testes, obtendo a certificação de ensino, também são certificados para ensinar a abordagem 8 Elements Datura Style™. Todos os participantes certificados são listados no site (veja aqui). Ainda não temos nenhum profissional na América do Sul apto a ensinar a abordagem 8 Elements Datura Style™, mas a brasileira Mimi Coelho participou das 3 primeiras fases do programa e em breve concluirá a Fase IV.
A duração de cada módulo foi de 8 horas diárias por 7 dias, com realização de provas escritas, práticas, projeto final escrito e prático e apresentação de trabalho desenvolvido em classe, bem como, de um solo de concepção própria em um Showcase idealizado e realizado por Rachel Brice. Este curso aborda fisiologia do movimento, estrutura mecânica corporal, práticas de yoga, tribal fusion, concepção coreográfica, estudo cenográfico, iluminação e design de dança.” Mimi Coelho (leia mais sobre sua experiência aqui)

SOBRE AS 4 FASES DO PROGRAMA 8 ELEMENTS™

FASE I: INICIAÇÃO

Iniciação, Fase I do treinamento 8 Elements™ introduz e explora os 8 conceitos-chave da abordagem que abrangem biomecânica, desenvolvimento de vocabulário, improvisação, coreografia, musicalidade, desenvolvimento de prática, história da dança do ventre, trajes e preparação e experiência de desempenho. Os participantes deste intensivo virão com uma “caixa de ferramentas” cheia de métodos e conceitos para melhorar a técnica, estimular a criatividade e começar a construir danças eficazes e dinâmicas, improvisadas ou coreografadas, em solo ou com outras pessoas.
A Iniciação está aberta a todos os níveis de dançarinos, desde o iniciante (1+ ano de experiência) até o experiente intérprete que procura fortalecer a fundação de sua dança.

FASE II: CULTIVO

Cultivo, Fase II do treinamento 8 Elements ™ continua o foco na técnica e criatividade como motores de expressão, expandindo a “caixa de ferramentas” criativa do dançarino para construir uma abordagem única ao vocabulário, à musicalidade, ao adorno, à improvisação e à coreografia. Este intensivo aprofunda-se nos fundamentos da técnica da Dança do Ventre e Yoga Asana, explorando o vocabulário de dança de Rachel Brice, enquanto a prática de solo e improvisação em grupo. Os participantes irão criar combinações originais, expandir a proficiência em musicalidade e aprender ritmos árabes comuns, além de explorar o design de adorno.
O Cultivo está aberto aos dançarinos que completaram a Fase I, Iniciação.

FASE III: CULMINAÇÃO

Culminação, Fase III do treinamento 8 Elements ™ continua com o refinamento de técnica e musicalidade, e se concentra na improvisação, coreografia e elementos de desempenho da Dança do Ventre. Além do treinamento técnico diário, os participantes criarão peças originais. A Culminação é onde o treinamento 8 Elements™ é aplicado à experiência real em configurações de ensaio e desempenho.
Na conclusão da Fase III, os participantes receberão um documento reconhecendo-os como praticantes da abordagem 8 Elements™. Eles podem então ser elegíveis para aplicação na Fase IV, Treinamento de Professores, desde que preencham todos os requisitos e exibam comportamento respeitoso e positivo em relação aos outros participantes e a eles mesmos ao longo das três atividades intensivas.
A Culminação está aberta aos dançarinos que tenham concluído a Iniciação e Cultivo.

FASE IV: TRANSMISSÃO

Transmissão, fase IV da formação, centra-se na transmissão do que foi aprendido a partir destes treinamentos e outras experiências de desempenho para outros dançarinos. A programação inclue demonstração, observação, correções, diferentes estilos e métodos de ensino, ética, comunicação positiva, crítica, inspiração contra imitação e empreendedorismo em Dança do Ventre.
A transmissão está aberta a dançarinos que tenham completado todos os testes e requisitos da Iniciação, Cultivo e Culminação.

Tribal Archive

Tribal Archive

Postagens colaborativas, reposts e autores convidados
Tribal Archive
Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!