Os Tipos Psicológicos de Jung aplicados à Dança Tribal: Workshop com Anath Nagendra

Realizado em 15 de abril de 2017 antes da mostra de dança do Hafla Tribal Archive e com duração de 1 hora e meia, o workshop “Hibridizações para além da dança – conexões entre o tribal e a espiritualidade: aprofundando o autoconhecimento através dos Tipos Psicológicos de Carl G. Jung” ministrado por Anath Nagendra teve como propósito  apresentar e explorar as funções da psique através da prática da dança tribal, buscando extrair vivências para ter à disposição como uma ferramenta de auto estudo, seja a nível psicoemocional, corporal ou artístico.

As participantes receberam previamente um material teórico abordando a psicologia analítica e cada um dos dezesseis tipos psicológicos sistematizados pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung no início do século XX. Também foi solicitado que realizassem testes de personalidade para uma melhor autoanálise durante a vivência. Na oficina, a facilitadora se dedicou a uma abordagem teórica e prática das principais funções da psique – a maneira como captamos informação, seja num nível literal, físico e concreto, ou sutil, metafórico e simbólico; e a forma como interpretamos a informação coletada.

Segundo Anath, embora haja dezenas de religiões e vertentes espirituais, o autoconhecimento é uma das práticas mais básicas para o caminho da espiritualização: “Ao praticarmos o autoconhecimento, aos poucos vamos percebendo o que funciona melhor para nós. Independente da forma como você segue o seu Caminho, toda ferramenta ou oportunidade que puder lhe propiciar um maior conhecimento sobre uma parte de si mesmo é bem-vinda.”.

Anath Nagendra reside na região metropolitana de Porto Alegre e atua como bailarina e professora de danças árabes, tribal fusion e Raja Yoga. Tendo a dança como ferramenta para expressão artística, autoconhecimento e espiritualidade, desenvolve atividades que permitam a descoberta do corpo e exploração do movimento e as associa com áreas distintas, como artes plásticas, filosofia, psicologia junguiana, arquétipos e simbolismo, misticismo e esoterismo.

Melissa Art

Melissa Art

Leonina na casa dos 20, Melissa Souza é natural de Jundiaí/SP, mas o coração é de Minas. Comunicóloga em formação, atua com assessoria de mídias sociais para empreendedores e artistas.
Melissa Art

Últimos posts por Melissa Art (exibir todos)

Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!