Top 10 Tribal DIY by Mao (Sparkly Belly) + Bônus

0
3
views

“É poderoso para nós sabermos costurar, pois quando você tem uma ótima ideia de design ou um belo figurino que não se encaixa perfeitamente, você sabe o que fazer.” Mao

Você quer fazer seus próprios trajes para dança, mas não tem tempo. Ou você tem suas próprias ideias de design, mas não sabe como materializá-la. Ou você precisa consertar seu traje. Foi pensando neste público que a Mao criou o blog Sparkly Belly, recheado de tutoriais com fotos e vídeos de apoio, além de dicas para empreendedoras da dança.

Muitas dançarinas, seja por limitação financeira ou por prazer – ou pelos dois motivos, unem o útil ao agradável e confeccionam seus próprios figurinos e acessórios. Algumas delas fizeram do hobbie uma profissão, e assim surgiu os ateliers especializados – aqui no Tribal Archive temos um guia com os principais ateliers brasileiros (para cadastrar seu atelier no guia, entre em contato conosco).

Ao decidir compartilhar sua paixão e todas as lições que aprendeu ao longo dos anos, a Mao espera contribuir com a economia criativa, que possamos aprender com seus erros, economizar tempo e dinheiro e, enfim, nos sentirmos confiantes o suficiente para subir ao palco com nossas próprias criações.

Selecionamos 10 tutoriais do blog especialmente para as tribalescas, confira (clique no título para ser redirecionado à publicação original):

1. Cinturão de corrente

Adereços com corrente, seja de ouro ou de prata, ficam lindos para utilizar tanto com seus trajes para suas aulas de dança quanto para complementar o figurino para apresentações, você ainda pode ornamentá-lo com pingentes e medalhões reutilizados de brincos, colares e pulseiras que não usa mais. A Mao traz um tutorial especial para fazer um cinturão de corrente:

 


2. Headpiece com aro

Acessórios feitos com aro e pedrarias são muito comuns quando se procura obter um visual mais encantador e fantasioso. Prepara o alicate!


3. Vestido “Baladi”

Os vestidos “Baladi” normalmente são usados para performances com inspiração folclórica, comum entre as dançarinas do ventre. Eles podem ser justos ou soltos, simples ou fortemente customizados. No tutorial de Mao, ela ensina a fazer um vestido com decote + um lenço de quadril correspondente:

 


 

4. Saia “Sereia”

Também chamadas de saias “trompete”, as saias modelo “sereia” tendem a serem justas em torno dos quadris e das coxas e abertas nas pernas. Essas saias acentuam nossas curvas e ajudam a criar a figura de ampulheta, independente da sua altura, bastante utilizadas por dançarinos do ventre e em vestidos de flamenco, por exemplo.


5. Calça “Harém”

Também chamadas de calça “Aladim” ou “Gênio”, essas calças geralmente são feitas com tecidos leves, com elásticos na cintura e nos tornozelos, dando às pernas um desenho de balão, além da sensação de conforto e leveza ao vesti-las. No tutorial de Mao, você ainda tem a opção de adicionar fendas laterais nas suas calças.

 


6. Saia Gypsy

Utilizada popularmente entre as dançarinas de American Tribal Style® (ATS®), a saia gypsy pode ser um diferencial no seu arsenal de figurinos, perfeita para aquela performance balkan. Normalmente uma peça dessas requer um alto nível de habilidade com costura, mas a Mao traz um tutorial para uma saia de 25 jardas que vai facilitar muito sua vida:


7. Top Choli

Assim como a saia gypsy, o choli é uma peça utilizada popularmente entre as dançarinas de American Tribal Style® (ATS®), mas pode ser uma peça coringa para o seu figurino de tribal tradicional. No tutorial da Mao, ela ensina a fazer um top customizado usando um tecido que estica, barbantes e borlas:


8. Colete Turco

O colete turco fica uma graça como complemento ao traje tradicional de tribal, principalmente quando queremos transformá-lo num figurino temático, tais como os figurinos com inspiração medieval. Neste tutorial, você só precisa de uma camisa de algodão!


9. Cinto com tiras e borlas

Os cintos de tiras e borlas já foi muito popular entre as dançarinas de Tribal Fusion, mas acabaram caindo em desuso. De qualquer forma, é fácil de fazer e pode ser usado como um artigo de decoração, como este banner que a Mao ensina:

P.S. Neste post ela também ensina a fazer as borlas, elemento comum em figurinos para American Tribal Style® (ATS®).


10. Overskirt

Conhecidas como “overskirts”, essas saias são comum entre as dançarinas de Tribal Fusion, podendo ser utilizadas no lugar do xale de quadril sobre calças modelo “Melodia”, por exemplo. No tutorial de Mao, ela ensina a combinar tecidos de cores diferentes para criar um visual mais divertido:


 

Bônus: Trajes Plus Size

Segundo a Mao, as principais dificuldades encontradas pelas dançarinas que utilizam figurinos plus size está em esconder seus antebraços, encontrar saias e cintos que se ajustam bem nos quadris e bojos que se ajustem aos seios fartos. Pensando nisso, ela criou uma página especial com uma série de dicas úteis visando solucionar essas questões:


  • Tem algum tutorial especial que gostaria de ver? Por favor, deixe nos comentários.
  • Se você tem interesse em escrever posts DIY para o Tribal Archive, entre em contato conosco!

Melissa Art

Melissa Art

Leonina na casa dos 20, Melissa Souza é natural de Jundiaí/SP, mas o coração é de Minas. Produtora e jornalista, atua com assessoria de mídias digitais para empreendedores e artistas.
Melissa Art
Liked it? Take a second to support Tribal Archive on Patreon!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here